1 de jun. de 2017

"MULHER GUERREIRA" - Miss Quatro Barras

Nossa Mulher Guerreira
Miss Quatro Barras - Marcela Germano

Definição de Guerreira: Mulher batalhadora, que luta. Pessoa forte e capaz, que vence os desafios, aquela que não desiste.

Lindair de Paula Silva, 60 anos e residente no bairro Jardim Menino Deus à 28 anos na cidade de Quatro Barras (PR), é a nossa mulher guerreira. Linda, assim como a chamamos, trabalha com ações sociais para a cidade, sem fins lucrativos. Presidente da Associação Amigos do Bem, ela promove vários eventos e arrecadações para ajudar aqueles que mais precisam em nossa cidade. Atualmente, ela está com o novo projeto, casa das sopas, no qual é realizada a produção e a distribuição de sopas para pessoas carentes, e moradores de rua nos dias de frio. Assim também, eles se unem para a fabricação de bolachas, que são trocadas por bolachas convencionais, por conta da vigilância sanitária, e entregue ao hospital Angelina Caron em Campina Grande do Sul. 

Nossa Grande guerreira já foi homenageada por diferentes pessoas, como no dia das mães, em que nossa cidade homenageou como “mulher guerreira”. Assim também, foi entrevistada para uma matéria no Fantástico, sobre a sua história, foi homenageada pela prefeitura de Curitiba, também pelo Rotary Clube, entre muitas outras. Linda, é uma forte mulher guerreira, sempre demonstra abrir mão do próprio conforto, para ajudar ao próximo. Ela acredita que não há nada melhor do que fazer o bem, como em uma história que ela conta, na qual estava vendendo sonho na saída de uma escola, e acabou distribuindo os mesmos, por conta da carência daquelas crianças. Em épocas festivas, como no dia das crianças, páscoa solidária, natal, dia das mães, ela arrecada brinquedos, roupas e comidas... Reúne com sua equipe e com os amigos do bairro para fazer festas, e distribuir para a população carente. 

Lindair é uma das tantas guerreiras que conhecemos em nosso município. Mostra o verdadeiro significado do amor e carinho. O verdadeiro valor que a vida tem, que no caso, não é luxo, não é dinheiro, e sim compaixão ao próximo. Parabéns Linda, você nos mostrou o verdadeiro sentido para a frase Mulher Guerreira.








"MULHER GUERREIRA" - Homenagem Miss Mandaguari

"Mulher Guerreira" de Mandaguari
Miss Mandaguari - Eloisa Flávia Lavárias

Silvana Galhera Lavárias, 44 anos , mãe da Miss Mandaguari 2016 . Mulher guerreira que sempre morou em zona rural, tem muito orgulho de sua raiz que vem desde seus tataravós , trabalhou muito tempo neste meio, com seus avós, pais e depois de casada com seu marido e filhas. Para ajudar na renda da casa fazia artesanatos, mas, também ensinou suas filhas a cuidarem do campo, ter o amor pela natureza e os animais. Suas duas filhas Eloisa Flávia Miss Mandaguari (filha mais velha) e Isabela Raissa. 

Com o tempo Silvana resolveu fazer curso de cabelereira “Desde adolescente já fazia o cabelo de minhas amigas. Encontrou ai mais uma paixão , começou levar sua filha Eloisa junto para os cursos e notou que tinha interesse e dom por essa área também, então resolveram abrir seu próprio negocio. Hoje são sócias no salão de beleza que ira completar 5 anos em julho 2017, Silvana Cabelereira , Eloisa maquiadora , micropigmentadora , designer de sobrancelhas formada em estética e cosmética e sua irmã na área junto como manicure e estudante de direito.

Esta homenagem é uma surpresa para sua mãe, por isso não fez parte das filmagens e sua irmã foi cúmplice, diz Eloisa.

Aqui deixa registrado uma homenagem a todas as Mulheres Guerreiras :

"Ser Mulher é ser alguém que carrega na sua essência a luz da vida, a esperança do amanhã, o calor do amor. Ser Mulher é ser mãe, é ser amiga, é ser companheira. Ser Mulher é ser guerreira!

E Mulher guerreira é aquela que dia a dia trava batalhas silenciosas, invisíveis, simples e complexas. Que abala tudo quando pisa o chão, que acalma com seu colo, que amolece com sua ternura e vence com sua paciência.

Mulher guerreira é aquela que rasga o corpo e a alma por amor à vida, por um amor maior, e que levanta o rosto e o corpo marcados com orgulho para o mundo ver.

Ser Mulher guerreira é ter um coração que bate por várias vidas ao mesmo tempo, que parte várias vezes em uma mesma vida, que sangra de dor, de ansiedade, de medo e continua batendo de amor e esperança." 













































"MULHER GUERREIRA" - Homenagem Miss Cruzeiro do Oeste

Ser Mulher é Ser Guerreira
Miss Cruzeiro do Oeste - Luana de Oliveira Bessegato

Minha homenagem é para a minha mãe Aparecida Bessegato, que luta todos os dias para dar o melhor para sua família , que independente de tudo, todos os dias acorda com um sorriso no rosto e nos acalma com seu colo. 


Ela quem já lutou contra o câncer de pele por duas vezes , hoje ela é uma vencedora.

Trabalhou por muito tempo na roça com meu pai e mesmo não trabalhando mais junto dele, continua acordando todos os dias as 5 horas da manhã , para fazer almoço que ele leva para o trabalho. Além das suas atividades, cuida todos os dias dos meus avós com muito amor e dedicação.

Ela é uma mulher que carrega na sua essência a luz da vida, aquela a quem desejo seguir o exemplo. ‪Mulher guerreira é ter um coração que pulsa por várias vidas ao mesmo tempo.

‪Obrigada, mamãe, por ter me ensinado a nunca desistir dos meus sonhos. 

Eu te amo!!




























"MULHER GUERREIRA" - Homenagem Miss Cascavel

Minha Mãe é a Mulher Maravilha!
Miss Cascavel - Nicole Gotardo Favero

Ao pensar em mulheres guerreiras cascavelenses, são várias para podermos destacar na atualidade, uma delas, que eu sou testemunha, é minha mãe, Fernanda Aparecida Gotardo. Ela que nasceu no dia 15 de julho de 1977, na cidade de Cascavel, é um exemplo de empoderamento feminino.

A vontade de viver foi tanta que já teve o início de sua vida marcado por uma batalha, nascendo prematura com sete meses de gestação, lutou para viver.

Sua infância foi marcada pela ausência do pai alcoólatra, mas isso não fez com que ela desistisse de lutar. Aos doze anos começou a trabalhar para poder pagar um estudo de melhor qualidade, época que também conheceu seu amor, aos 14 anos. Depois de algum tempo se casaram e tiveram dois filhos, eu Nicole e meu irmão Leonardo.

O casamento não deu certo e meus pais se divorciaram. Ela voltou com os filhos para sua cidade natal, Cascavel, buscando melhores condições de vida. Após alguns anos, recebeu uma oferta de emprego em outro estado onde e se arriscou, e durante os primeiros seis meses teve que ficar longe dos seus filhos até se estabilizar.

Após um ano e meio, a empresa onde trabalhava faliu, tendo que retornar "do zero" a sua cidade de origem com os filhos, onde os quatro primeiros meses também foram difíceis, desempregada, preocupada com as contas e o sustento da sua família, entrou em depressão.

Mais uma vez, ela, guerreira, levantou-se e foi a luta. Conseguiu novamente sua colocação ao mercado de trabalho em um posto de gasolina, onde trabalha até hoje, sempre alegre e com boa vontade para poder dar o melhor aos seus filhos.

Dedico esse texto à todas as mães Cascavelenses, Paranaenses e Brasileiras pois ser mãe é um dos maiores exemplos de luta e garra!




























"MULHER GUERREIRA" - Homenagem da Miss Capanema

O Empoderamento de uma Mulher Guerreira em Busca de seus Sonhos
Miss Capanema - Thais Cristina Jagelski

Essa é uma história de uma mulher cheia determinação, de vontades, que nasceu em uma pequena cidade no norte do Paraná chamada Sabáudia e mudou-se aos 19 anos a Capanema, onde formou sua família e deu o passo inicial para realização de seus sonhos.

Em Capanema, surgiu a grande oportunidade de construir e idealizar a vida
profissional. Em 1988, trabalhou como auxiliar administrativa na Cooperativa de
Produção, Coagro, sendo que, com o passar do tempo, o cooperativismo foi se integrando ainda mais na sua vida, tão forte, que ao ser convidada a participar da constituição de uma cooperativa de crédito, não hesitou, aceitou o convite prontamente, mal sabendo da grande caminhada que teria pela frente.

Ao se constituir a Cooperativa de Crédito – CREDESUL, em Capanema, em 1990, com aproximadamente 30 associados e 2 colaboradores, eis que surge a oportunidade de fazer parte desse quadro de funcionários. As atividades do trabalho foram árduas e desafiadoras, pois tudo era novo para todos, não existia, na época, modelo de organização econômica como o implementado, logo, o aprendizado acontecia no momento em que se realizavam as primeiras operações aos associados.

Em 1996, a então Credesul foi se integrar ao sistema Sicredi, passando a se chamar Sicredi Fronteira, tendo à disposição de seus associados todos os produtos e serviços de natureza bancária. Com isso, o desafio ia se tornando cada vez maior, e em virtude do trabalho, buscou aperfeiçoar a sua prática recorrendo a graduação, o que antes não era possível devido as dificuldades financeiras.

Em 2001, casada, com duas filhas pequenas, começou a faculdade de administração, e nesses quatro anos de estudos desafiadores, (pois tinha que conciliar o trabalho, os cursos e treinamentos que geralmente aconteciam em Curitiba e Porto Alegre, a faculdade, a casa, a família) conseguiu alcançar mais um de seus sonhos, a formação superior.

Mas valeu a pena, pois com o desenvolvimento e a expansão da Cooperativa,
vieram novas oportunidades de crescimento profissional, ocasionando em sua promoção para Gerente de Controladoria. Porém, só a graduação não era suficiente, os estudos continuaram, veio a especialização em Administração Financeira Contábil e Controladoria, e na sequência, uma MBA em Gestão do Varejo Bancário, os quais foram primordiais para ser promovida ao cargo de Superintendente Regional, após uma reestruturação organizacional no Sicredi.

Assumindo este cargo, de extrema responsabilidade, o qual a incumbia de coordenar todas as atividades da cooperativa, no âmbito de processos, pessoas e negócios, por meio de convênios com o Sebrae, a Organização das Cooperativas do Brasil – OCB e a Organização das Cooperativas do Paraná - OCEPAR, teve a satisfação de conhecer vários países da Europa, América do Norte e do Sul e Ásia, proporcionando-a uma visão formidável dos modelos cooperativos e de universidades desses países.

Em 2013 foi eleita Diretora Executiva, pelo Conselho de Administração da Cooperativa, cargo que ocupa atualmente. Esses 26 anos de uma história maravilhosa, de superação, de realizações e de angústias, foi possível devido ao seu esforço, seu empoderamento, na luta pela conquista de seu espaço no mercado de trabalho, em que foi possível assumir cargos de liderança e mostrar do que a mulher é capaz. Além disso, por contar com o apoio de todas as pessoas que compõe a Cooperativa, seus associados que acreditaram e realizam seus negócios, os colaboradores e, em especial, a sua família, que sempre esteve ao seu lado.

Essa é a história de Adriana Conceição Barros Mees, Diretora Executiva Sicredi Fronteiras PR SC SP.





















"MULHER GUERREIRA" - Homenagem da Miss Apucarana

Aída Assunção - A Guerreira do Comércio e das Causas Sociais
Miss Apucarana - Millene Midori Horimi

A “Mulher Guerreira” escolhida para representar Apucarana é a empresária Aída Santos Assunção, 57 anos, que atua no segmento de floricultura. Designer de Interiores e decoradora há mais de 30 anos, atualmente ela responde pela presidência do Sindicato do Comércio Varejista (Sivana) e pela vice-presidência da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA), além de integrar a diretorias da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio PR) e do Lar Sagrada Família, entidade sem fins lucrativos que abriga crianças órfãs ou cujos pais foram destituídos do pátrio poder pela Justiça.

Por duas gestões foi presidente da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG) e da Escola de Desenvolvimento Humano Casa do Caminho (Edhucca), respondendo hoje pela vice-presidência. A entidade atende, prioritariamente, lares em situação de risco e vulnerabilidade social, dedicando atenção especial à família, à promoção de valores, ao fortalecimento de vínculos e à capacitação para o mercado de trabalho.

Natural de Montanha, no Espírito Santo, é casada com Ademilson Gomes e mãe de dois filhos: Angélica, 30 anos, e Ademilson, 20. Mudou-se com a família para Apucarana em 1972, onde construiu uma linda história de luta e muito trabalho.

Seus pais, Álvaro (in memoriam) e Elzenita Santos Assunção, vieram para o interior do Paraná em busca de uma vida melhor para os 14 filhos. Para ajudar no sustento da casa, Aída começou a trabalhar aos 12 anos em feiras livres, comercializando peças de artesanato produzidas pelo pai. Aos 16 conseguiu o primeiro emprego com carteira assinada como vendedora de uma livraria. Aos 23 anos abriu seu primeiro negócio e há mais de três décadas atua no segmento de floricultura, sendo proprietária da Flor & Arte - referência no setor para Apucarana e toda a região.

Com uma longa história de serviços prestados em prol do comércio e das causas sociais, a empresária faz jus ao título de “guerreira”. Em 2007, recebeu o Troféu Guerreira do Comércio, honraria entregue pela Fecomércio aos empresários de destaque no Paraná. Em seu currículo constam ainda prêmios como Loja Referência do Comércio, concedido pelo Sebrae em 2008; Troféu Mulheres de Ouro, recebido em 2012; e oito troféus Top de Marcas, conquistados entre os anos de 2009 e 2017.